Aquário
Aquário, signo diurno e ativo, manifesta-se de forma extrovertida e direta. É um signo de Ar, por isso, sociável e de expressão intelectual, motivado pela troca de ideias e pelo pensamento, por vezes, abstrato. De temperamento sanguíneo, é naturalmente comunicativo e curioso, movendo-se no domínio das ideias e das relações humanas. A modalidade fixa acrescenta-lhe constância e determinação, permitindo-lhe sustentar projetos e convicções com persistência e foco, mesmo quando o mundo muda ao seu redor.
Saturno, o seu planeta regente, confere distinção e sobriedade, aliadas a uma mente analítica e a uma visão de longo alcance. É um signo que combina a leveza do Ar com a contenção saturnina, resultando numa expressão racional e independente. Essa combinação dá-lhe uma natureza “excêntrica” (aquilo que se encontra fora do centro), de quem observa o mundo de fora, questionando convenções e criando sistemas alternativos de pensamento e organização. O exílio do Sol, contudo, revela uma relação complexa com a expressão e a afirmação pessoais: a consciência de si tende a diluir-se na motivação orientada por ideais coletivos e universais e pelo desejo de compreender e estruturar o mundo à sua volta.
Capricórnio
Capricórnio, noturno e recetivo, expressa-se de forma introvertida e disciplinada, direcionando a sua energia reservada para a iniciação de projetos e ações de forma pragmática e estruturada. Como signo de Terra, de temperamento melancólico, é naturalmente prudente e realista, movendo-se com cautela e propósito. A modalidade móvel acrescenta-lhe dinamismo e iniciativa, permitindo-lhe agir com estratégia e perseverança, mantendo o foco na concretização e no progresso.
Saturno, o seu planeta regente, confere-lhe contenção, sobriedade e uma natureza individualista e resiliente. É um signo que combina o impulso dinâmico da modalidade cardinal com o rigor e a ponderação saturninos, resultando numa expressão firme e metódica. A exaltação de Marte reforça o seu espírito empreendedor e combativo, com determinação para lutar pelas suas motivações.
Saturno
Saturno, o Grande Maléfico, é o planeta mais distante do Sol (no contexto dos 7 planetas clássicos). A sua lentidão e frieza simbolizam a passagem do tempo e os limites da realidade. Do isolamento, da responsabilidade, da maturidade e do trabalho árduo. E ainda, o medo e o obscuro (daquilo que está para além dos seus limites, enquanto último planeta visível). Se Júpiter expande e promete, Saturno exige contrai. Aquele que se manifesta através da restrição, da disciplina e da experiência.
Como planeta frio e seco, o seu temperamento é melancólico: introspetivo, reservado, concentrado e profundo. É a força que dá estrutura e rigidez, por isso, governa tudo o que é duradouro, antigo, resistente e autoritário.
O seu brilho pálido evoca a noite, o frio e o medo, mas também a profundidade da reflexão, a sabedoria e a paciência. Ele é Cronos, o Tempo que devora os seus filhos e é, também, o ancião que alcança a sabedoria e a maturidade através da paciência e perseverança.
Peixes
Peixes, noturno e recetivo, manifesta-se de forma introvertida, reservada e sensível, direcionando a sua energia para a conexão, a adaptação e plasticidade. Como signo de Água, de temperamento fleumático, é naturalmente recetivo, intuitivo e emotivo, sentindo profundamente e interpretando o mundo através da lente das emoções. A modalidade dupla acrescenta-lhe versatilidade e adaptabilidade, permitindo-lhe transitar entre diferentes experiências e perspetivas, de forma fluida, sensível e, por vezes, volúvel.
Júpiter, o seu planeta regente, confere-lhe idealismo, boa disposição e temperança. É um signo naturalmente inclinado à agradabilidade, à compreensão e à generosidade, dotado de um sentido de justiça subtil e de uma tendência para ações guiadas pelo coração.
A exaltação de Vénus intensifica a sensibilidade estética e emocional, bem como a procura por beleza e a harmonia. O exílio e a queda de Mercúrio indicam alguma dificuldade com a expressão verbal e análise concreta e precisa, tornando Peixes mais intuitivo do que racional, mais poético do que factual e mais disperso do que focado.
Sagitário
Sagitário, diurno e ativo, manifesta-se de forma extrovertida, direta e entusiástica, canalizando a sua energia para o movimento, a expansão e a procura de significado. Como signo de Fogo, de temperamento colérico, é afirmativo, ousado e movido pelo desejo de expansão e crescimento, seja a nível físico, intelectual ou espiritual. Em Sagitário, o Fogo não é tanto o da afirmação pessoal de Leão nem o da iniciativa impulsiva de Carneiro, mas o do impulso de explorar e compreender.
A modalidade dupla acrescenta-lhe versatilidade e adaptabilidade, tornando-o multifacetado, curioso e recetivo a novas experiências. A duplicidade Sagitário representa a simultaneamente racional e instintiva, livre e orientada, aventureira e filosófica. É o explorador que se reinventa a cada jornada, capaz de mudar de rumo com facilidade, sem perder de vista o horizonte.