
LEão
Leão é um signo fixo de Fogo, com temperamento colérico, marcado por uma afirmação constante e firme. A sua natureza diurna reflete atividade, energia e um impulso para se manifestar, irradiar e impor a sua presença. Como signo solar, Leão expressa visibilidade, poder e generosidade.
A qualidade fixa imprime estabilidade, persistência e tenacidade, uma chama e brilho que perduram. Leão mantém as suas convicções com firmeza, age com constância e raramente muda de rumo sem uma boa razão. Esta firmeza, quando mal temperada, pode manifestar-se em orgulho excessivo, obstinação e imposição de vontades sobre o que o rodeia.

Sol
Quente e seco por natureza, o Sol é fonte de vitalidade, calor e energia, mas também pode ser abrasivo e devastador. O calor vitaliza e fecunda, mas a secura cria rigidez, divisão e destruição. O poder e alcance da sua energia, dos seus raios, tornam-no ambíguo: é tanto gerador de vida como destruidor, tanto radiante como opressor.
Pertence ao secto diurno, manifestando-se com maior força e harmonia em mapas diurnos. A sua essência é ativa: emite luz em vez de recebê-la, afirma em vez de reagir, representa a visibilidade e o centro em torno do qual tudo orbita.

Balança
Balança, diurna e ativa, expressa-se de forma extrovertida e direta, projetando-se para o mundo através do diálogo, da interação e da iniciativa social. Sendo um signo de Ar, de temperamento sanguíneo, é naturalmente sociável, comunicativo e voltado para o entendimento entre as pessoas. A modalidade móvel/cardinal confere-lhe dinamismo e ação, com capacidade de iniciativa, principalmente a nível intelectual, mental e comunicativa . Vénus, o seu planeta regente, acrescenta-lhe graciosidade, tolerância, gentileza, suavidade e um sentido inato de conciliação e conexão.
Balança é o domicílio diurno de Vénus, onde a energia venusiana encontra expressão no refinamento social, no sentido estético e na harmonia entre indivíduos. É exaltação de Saturno, que aqui se expressa através da capacidade de estruturar relações e compromissos de forma duradoura. É o exílio de Marte, uma vez que Balança não colhe a impulsividade e a ação individualista do planeta da guerra. É, ainda, o signo onde Sol encontra a sua queda, pelo contraste com a centralidade e afirmação pessoal do luminar com espírito social, relacional e racional de Balança.

Touro
Touro é um signo de natureza recetiva, mais voltado para o mundo interior e para a preservação do que já existe. Pertence ao elemento Terra, o que o liga ao concreto, ao palpável e à materialidade da vida. O seu temperamento é melancólico, com um toque sanguíneo trazido pela regência de Vénus, equilibrando a seriedade e prudência com uma capacidade de apreciar prazeres e criar harmonia.
A qualidade fixa confere estabilidade, constância e perseverança, mas também resistência à mudança e tendência para a inércia. O seu planeta regente, Vénus, confere graça, diplomacia e sensibilidade estética, suavizando a rigidez da Terra fixa e inspirando a apreciação do conforto e do belo.

Vénus
Quente e húmida na sua constituição, Vénus combina o calor temperado, que vitaliza sem corromper, com a humidade, que une, molda e facilita a ligação entre seres e coisas. Este equilíbrio torna-a moderadamente sanguínea no temperamento: associada à sociabilidade, agradabilidade e comunicação.
Pertence ao secto noturno, manifestando-se de forma mais benéfica em mapas noturnos. A sua natureza é recetiva, privilegiando o acolhimento, a cooperação e de ação mais passiva, introvertida e sensível, em oposição à afirmação, dinamismo ou ao confronto dos planetas ativos.
Na astrologia clássica, Vénus é a Benéfica Menor: naturalmente favorável, mas com uma atuação mais suave do que a de Júpiter, o Benéfico Maior, devido ao facto de ser um planeta mais rápido e, por isso, com efeitos menos duradouros. Atua promovendo harmonia, prazer e equilíbrio, suavizando tensões e tornando a vida mais bela e agradável.