Sagitário
Watercolor and ink on paper, from a manuscript created in Ulm or Augsburg, Germany, c. 1464
Qualidade: Quente e Seco
Temperamento: Colérico
Elemento: Fogo
Modalidade: Duplo
Secto: Diurno / Ativo
Sagitário, diurno e ativo, manifesta-se de forma extrovertida, direta e entusiástica, canalizando a sua energia para o movimento, a expansão e a procura de significado. Como signo de Fogo, de temperamento colérico, é afirmativo, ousado e movido pelo desejo de expansão e crescimento, seja a nível físico, intelectual ou espiritual. Em Sagitário, o Fogo não é tanto o da afirmação pessoal de Leão nem o da iniciativa impulsiva de Carneiro, mas o do impulso de explorar e compreender.
A modalidade dupla acrescenta-lhe versatilidade e adaptabilidade, tornando-o multifacetado, curioso e recetivo a novas experiências. A duplicidade Sagitário representa a simultaneamente racional e instintiva, livre e orientada, aventureira e filosófica. É o explorador que se reinventa a cada jornada, capaz de mudar de rumo com facilidade, sem perder de vista o horizonte.
Kitab al-Bulhan (Séc. XIV).
Júpiter, o seu planeta regente, confere-lhe idealismo, otimismo e sentido de justiça. É um signo naturalmente inclinado à elevação e à nobreza, dotado de boa disposição e de fé no potencial da vida. A sua expressão é marcada pelo entusiasmo, pela generosidade e pela tendência aventureira/experimental. Age de forma expansiva, muitas vezes com um pendor idealista ou missionário, procurando dar um sentido mais amplo às suas motivações e ações.
O seu exílio em Mercúrio, revela a falta de precisão ou de contenção sagitarianas. A mente é visionária, mas menos analítica, mais inclinada a grandes ideias e abstrações do que a detalhes ou factos concretos.
Dignificado, Sagitário expressa coragem moral, idealismo, temperança e uma generosidade natural. Revela uma mente aberta, filosófica e apreço pela verdade. Quando debilitado, tende ao excesso, à arrogância dogmática ou à imprudência e o seu entusiasmo pode transforma-se em descuido ou exagrero.
Sagitário é motivado pela possibilidade de ir mais longe. É aventureiro, expansivo e justiceiro.
Book of Hours, Italy,1470–1480.