Peixes

Watercolor and ink on paper, from a manuscript created in Ulm or Augsburg, Germany, c. 1464

 

Qualidade: Frio e Húmido

Temperamento: Fleumático

Elemento: Água

Modalidade: Duplo

Secto: Noturno / Recetivo

Domicílio de Júpiter

Exaltação de Vénus

Exílio de Mercúrio

Queda de Mercúrio

Peixes, noturno e recetivo, manifesta-se de forma introvertida, reservada e sensível, direcionando a sua energia para a conexão, a adaptação e plasticidade. Como signo de Água, de temperamento fleumático, é naturalmente recetivo, intuitivo e emotivo, sentindo profundamente e interpretando o mundo através da lente das emoções. A modalidade dupla acrescenta-lhe versatilidade e adaptabilidade, permitindo-lhe transitar entre diferentes experiências e perspetivas, de forma fluida, sensível e, por vezes, volúvel.


Júpiter, o seu planeta regente, confere-lhe idealismo, boa disposição e temperança. É um signo naturalmente inclinado à agradabilidade, à compreensão e à generosidade, dotado de um sentido de justiça subtil e de uma tendência para ações guiadas pelo coração.

A exaltação de Vénus intensifica a sensibilidade estética e emocional, bem como a procura por beleza e a harmonia. O exílio e a queda de Mercúrio indicam alguma dificuldade com a expressão verbal e análise concreta e precisa, tornando Peixes mais intuitivo do que racional, mais poético do que factual e mais disperso do que focado.

Kitab al-Bulhan (Séc. XIV).

Dignificado, Peixes revela compaixão, empatia, criatividade e capacidade de adaptação a múltiplas circunstâncias e pessoas. Quando debilitado, pode mostrar dispersão, indecisão, excesso de confiança em abstrações ou fuga da realidade. É naturalmente recetivo, emotivo e, por vezes, vulnerável. Introvertido e reservado, habita o silêncio, a introspeção e é motivado pela conexão e identificação com o mundo dos sentimentos, seus e das outras pessoas.

Book of Hours, Italy,1470–1480.

Subscreve a Newsletter
Próximo
Próximo

Sagitário