Gémeos
Von dem Gang des Himels und Sternen (séc. XV).
Qualidade: Quente e Húmido
Temperamento: Sanguíneo
Elemento: Ar
Modalidade: Duplo
Secto: Diurno / Ativo
Domícilio de Mercúrio
Exílio de Júpiter
Gémeos é o terceiro signo do zodíaco e marca uma fase de transição: o final da primavera, no hemisfério norte, e do outono, no hemisfério sul.. Gémeos é o signo do zodíaco onde o intelecto se expressa com leveza e agilidade. Regido por Mercúrio, planeta da mente, da comunicação e das trocas. Trata-se de um signo ativo e diurno, o que o torna naturalmente extrovertido, voltado para o mundo exterior, direto na comunicação e ágil nas interações.
Kitab al-Bulhan (Séc. XIV).
Associado ao elemento Ar e ao temperamento Sanguíneo, Gémeos manifesta-se de forma sociável, curiosa e comunicativa. A sua natureza é inquieta, sempre à procura de estímulo, da novidade e da variedade. O calor dá-lhe energia para agir, enquanto a húmidade confere flexibilidade e adaptabilidade. É um signo que se molda com facilidade aos ambientes e às pessoas com quem interage.
A modalidade dupla reforça essa capacidade de se transformação e adaptação, a variabilidade de facetas, interesses e opiniões. Tem a capacidade de considerar multiplicidades. Uma fluidez que favorece a mediação, a comunicação e sociabilização. Contudo, pode gerar instabilidade, agitação, dispersão e alguma superficialidade.
Mercúrio, como planeta regente, imprime a Gémeos versatilidade, engenho e racionalidade. Uma compreensão e articulação do mundo através da linguagem. A curiosidade é o motor do comportamento geminiano, que raramente se satisfaz com respostas definitivas: prefere antes explorar múltiplas perspectivas, possibilidades e discursos. Socialmente atento e culturalmente interessado, é um signo mais racional do que emotivo.
Gémeos é o signo que dissemina (mutável) informação (ar). É o polinizador do zodíaco: apanha ideias aqui e ali, conecta pessoas, temas e lugares. Atua através da troca intelectual, da curiosidade constante e da relação com o mundo, abrindo espaço para novas ideias, novas formas de pensar e novas conexões entre pessoas e saberes. É o espírito que observa, aprende e responde, sempre em movimento.
illumination from a Book of Hours, Italian, c. 1475
Filme
O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001), Jean-Pierre Jeunet
Livro (poema)
“Song of Myself”, Walt Whitman (1892)