Mercúrio
Guido Bonatti, De Astronomia Libri X (1550)
Qualidade: Variável
Temperamento: Comum, moderadamente Melancólico
Secto: Comum
Género: Neutro
Benéfico/Benéfico: Variável
Pessoas e Atividades: Cientistas, investigadores, cientistas, matemátiques, astrólogues, poetas, professores, ovens, negociantes e transportadores, comunicação social, internet.
Lugares: Locais de comércio, mercados, feiras, escolas, espaços públicos, salas de jogo, animados, movimentados, de comunicação e trocas, bibliotecas e escolas.
Mercúrio é o mais rápido, elusivo e versátil dos planetas visíveis. No céu, nunca se afasta mais de 28° do Sol, mantendo-se sempre próximo do luminar, como se fosse um mediador entre a consciência solar e as expressões dos outros planetas. Essa proximidade física reflete-se na sua natureza simbólica: intermediação, troca, tradução, movimento, pensamento, comunicação e e da ligação entre mundos.
Associado tradicionalmente ao intelecto e à linguagem, Mercúrio é o arquétipo do Mensageiro dos Deuses, uma figura ambígua, astuta, veloz e profundamente adaptável.
É o corpo celeste mais veloz do firmamento antigo e, por isso, é dotado de uma capacidade ímpar de adaptação: Mercúrio é o que traduz, interpreta, compreende e partilha. A sua ação está presente na linguagem, no pensamento racional, na curiosidade incessante, na aprendizagem e no comércio.
Diferente dos outros planetas, Mercúrio é essencialmente neutro: torna-se benéfico ou maléfico consoante os planetas com os quais se associa, refletindo assim a sua natureza mimética e mutável. É o planeta da dualidade e da mudança: pode ser tanto sábio como irreverente, tanto pedagógico como provocador. Tal como a Lua, absorve com facilidade a influência dos outros, adaptando-se ao ambiente, às circunstâncias e às companhias.
Sphaerae coelestis et planetarum descriptio aka De Sphaerae (ca. 1470)
Mercúrio rege e tem exaltação em Virgem, refletindo a sua expressão lógica, analítica e de precisão verbal. Também rege Gémeos, onde expressa versatilidade, rapidez mental e da capacidade de adaptação e de aprender com o mundo exterior.
Nos signos onde se encontra debilitado, Sagitário e Peixes, o planeta perde coesão e torna-se disperso, propenso ao excesso verbal ou à confusão mental.
O seu júbilo é na casa I, do indivíduo, das suas motivações, da sua aparência e expressão. É aí que Mercúrio, planeta da perceção, linguagem e adaptação, encontra terreno fértil para expressar-se através da mente, do gesto e da identidade. É a casa onde o pensamento e a consciência se traduzem na realidade exterior.
Ao estudar Mercúrio num mapa natal, observamos como a mente funciona, como se organiza o discurso, como se aprende e como se exprime a identidade. Mercúrio revela o estilo mental de uma pessoa, a sua capacidade de adaptação e os modos pelos quais interpreta e partilha o que sabe.
Mercury as Patron of Travellers and Protector Against Diseases
Filme
Os Respigadores e a Respigadora, Agnès Varda (2000)
Livro (conto)
“A Biblioteca de Babel”, Jorge Luis Borges (1944)