Virgem
illuminated manuscript page, 14th century,
Qualidade: Frio e Seco
Temperamento: Melancólico
Elemento: Terra
Modalidade: Duplo
Secto: Noturno / Recetivo
Virgem é o sexto signo do zodíaco e representa uma fase de transição: o final do verão no hemisfério norte (ou do inverno no sul), quando a luz começa a declinar e a atenção se vira para a colheita, a separação e o aprovisionamento. É um signo de terra e mutável, o que o torna simultaneamente pragmático e adaptável. Tal como nos campos o povo se prepara para armazenar e selecionar as colheitas, Virgem é um signo orientado para a utilidade, a avaliação, a distinção e a precisão.
Enquanto signo recetivo e noturno, a sua energia volta-se para dentro: é reservada, prudente, atenta e sensível aos detalhes. O seu temperamento melancólico (frio e seco) confere realismo, contenção e um olhar analítico sobre o mundo. É o signo da forma que serve a função, do detalhe que sustenta a estrutura.
Kitab al-Bulhan (Séc. XIV).
Regida por Mercúrio, Virgem partilha com Gémeos a agilidade mental, mas exprime-a de forma muito distinta. Se em Gémeos vemos a curiosidade leve e a multiplicidade de interesses, em Virgem encontramos a mente voltada para a ordem, o rigor e o aperfeiçoamento. Aqui, onde Mercúrio, além de domiciliado, se encontra exaltado, aplica a razão com um foco preciso e exigente.
Virgem é um signo frio e seco, de natureza melancólica. Já Júpiter e Vénus são signos húmidos, associados ao crescimento e prosperidade. As suas qualidades naturais colidem: onde Júpiter quer ampliar, Virgem quer delimitar; onde Vénus expressa prazer e sentimento, Virgem procura contenção e razão.
A lógica, a clareza e a estruturação da informação são centrais em Virgem. Uma procura de sentido, que interroga os processos e que tenta organizar o mundo em sistemas compreensíveis. A mente virgiana é reflexiva e técnica, com uma extraordinária atenção ao que falta, ao que pode ser melhorado ou corrigido.
Virgem está intimamente associada a ideias de serviço, perfecionismo e discrição/distinção. Há um impulso constante para melhorar e ajustar, motivado por um sentido de funcionalidade e pragmatismo. Este traço dá origem a um comportamento cuidadoso, responsável e trabalhador, mas também pode conduzir à autocrítica, insegurança e ansiedade.
Virgem é, assim, tanto a pessoa artesã que aperfeiçoa o detalhe com paciência, como a voz crítica que aponta, incessantemente, o que não se enquadra no lugar analítico e estrutural.
A sua motivação expressa-se não através de grandes ideias, mas de pequenas ações concretas e a sua duplicidade/mutabilidade através da capacidade de adaptação a diferentes sistemas e estruturas e de ação multifacetada.
illumination from a Book of Hours, Italian, c. 1475