LEão

Watercolor and ink on paper, from a manuscript created in Ulm or Augsburg, Germany, c. 1464

 

Qualidade: Quente e Seco

Temperamento: Colérico

Elemento: Fogo

Modalidade: Fixa

Secto: Diurno / Ativo

Domicílio de Sol

Exílio de Saturno

Leão é um signo fixo de Fogo, com temperamento colérico, marcado por uma afirmação constante e firme. A sua natureza diurna reflete atividade, energia e um impulso para se manifestar, irradiar e impor a sua presença. Como signo solar, Leão expressa visibilidade, poder e generosidade.

A qualidade fixa imprime estabilidade, persistência e tenacidade, uma chama e brilho que perduram. Leão mantém as suas convicções com firmeza, age com constância e raramente muda de rumo sem uma boa razão. Esta firmeza, quando mal temperada, pode manifestar-se em orgulho excessivo, obstinação e imposição de vontades sobre o que o rodeia.

Kitab al-Bulhan (Séc. XIV).

O Sol, regente do signo, confere irradiância, vitalidade e calor. A sua expressão comportamental é direta, expansiva e, muitas vezes, magnética. Natividades leoninas sentem naturalmente necessidade de se destacar, de liderar e de brilhar, seja em ações, palavras ou gestos. A generosidade e o calor emocional coexistem com certa brusquidão e resistência à crítica; embora ofereçam afeto, não recebem facilmente a confrontação.

No plano comportamental, Leão é dinâmico, criativo, assertivo, orgulhoso e imperioso. A sua energia colérica e solar torna-o audaz e ousado, com um forte sentido de dignidade pessoal e do poder.

Leão é, portanto, o signo que encarna a luz do Sol: vital, caloroso e criativo, capaz de grande nobreza e generosidade, mas que exige consciência, moderação e reflexão para que o poder seja benéfico.

Book of Hours Italy, probably Milan, 1470–1480

Book of Hours Italy,1470–1480.

Próximo
Próximo

Sol