Marte

Guido Bonatti, De Astronomia Libri X (1550)

 

Qualidade: Quente e Seco

Temperamento: Colérico

Secto: Noturno

Género: Ativo

Benéfico/Maléfico: Maléfico

Regência: Carneiro e Escorpião

Exaltação: Capricórnio

Júbilo: Casa 6

Detrimento: Balança e Touro

Queda: Caranguejo

Dia: Terça

Noite: Sexta

Pessoas e Atividades: Polícia, militares, metalurgistas, médicos e cirurgiões, ferreiros, bombeiros, barbeiros, alfaiates, carpinteiros, sapateiros, relojoeiros, padeiros e cozinheiros, jogadores profissionais, desportistas. Também tiranos, opressores, executores e ladrões.

Lugares: Oficinas de ferreiros, forjas, fornalhas, chaminés, fornos, matadouros. Ambientes agitados, agressivos, de competição e guerra: quartéis, esquadras, estádios, oficinas.

 

Quente e seco na sua constituição, Marte é o fogo que incendeia, seca, corta e separa. O calor acende a chama da vitalidade, da força e da coragem; mas a sua secura endurece, individualiza e torna mais a sua ação cortante e violenta. Estas qualidades conferem-lhe um temperamento colérico: impulsivo, ativo, dinâmico, direto e voltado para a conquista.

Pertencente ao secto noturno, Marte atua de forma mais suave em mapas noturnos, embora nunca perca o seu caráter desafiador. É um planeta ativo, associado à iniciativa, à afirmação e ao impulso de avançar, atacar ou defender. A sua natureza é expansiva e incisiva, contrastando com a passividade dos planetas recetivos.

Na astrologia clássica, Marte é o Maléfico Menor, “companheiro” de Saturno (o Maléfico Maior) no papel de decompositores do cosmos, daqueles são contrários à vida pelas condições das suas qualidades: Saturno dificulta a criação de vida porque congela e seca pelo frio extremo e Marte porque seca e consome pelo fogo excessivo que o capacita para o combate, luta, desafio e competição. Mas também com raiva, agressividade e violência.

Sphaerae coelestis et planetarum descriptio aka De Sphaerae (ca. 1470)

Marte rege Carneiro, signo de Fogo Cardinal, e Escorpião, signo de Água Fixa. Em Carneiro, manifesta-se na sua expressão mais direta e guerreira, impulsionando ação, decisão e confronto. Em Escorpião, a sua energia é mais estratégica, profunda e transformadora, conduzindo a batalhas internas, não tão imediatas ou visíveis, e a confrontos intensos.

A sua exaltação em Capricórnio traduz-se em disciplina e perseverança, onde a força de Marte encontra estrutura e eficácia. Tem o seu júbilo na Casa 6, ligada ao trabalho, ao esforço e ao combate às doenças, um terreno natural para a sua função de enfrentar e vencer.

Marte encontra detrimento em Balança e Touro, signos que privilegiam harmonia e estabilidade, em contraste com o seu ímpeto conflituoso e dinâmico. Tem a sua queda em Caranguejo, signo que enfraquece a expressão marcial, devido à sua emotividade e necessidade de proteção, que colidem com a agressividade e a afirmação extrovertida de Marte.

The Planet Mars as an Armored Knight on Horseback

Marte é o planeta da coragem, desejo, energia, impetuosidade, bem como raiva e destruição. Quando dignificado, exprime bravura, coragem, determinação, ousadia e liderança. Quando debilitado, pode ser indicador de violência, imprudência, arrogância ou repressão agressiva. Sempre convoca o confronto e nunca permite neutralidade: é um planeta de testes e provações. Marte representa a luta pela vida, o instinto de sobrevivência e a urgência de agir. É o motor que ativa o instinto de “lutar ou fugir”, a adrenalina que nos arranca da apatia e nos impele a conquistar. O seu simbolismo é o da guerra, mas também o da força criadora que só existe através do confronto com a realidade.

Próximo
Próximo

LEão