caranguejo
Caranguejo, por Guido Bonatti (séc. XIII).
Qualidade: Frio e Húmido
Temperamento: Fleumático
Elemento: Água
Modalidade: Móvel
Secto: Noturno / Recetivo
“It is the house of the Moon, solsticial, the ascendant to the universe.”
Esta citação de Valens remete para o Thema Mundi, o mapa astrológico mítico helenístico, simbólico do nascimento do universo, que tem o seu ascendente no signo de Caranguejo. Este mapa natal do universo é a base da definição e lógica dos sistemas de regências, exaltações e aspetos dos e entre os planetas.
Thema Mundi
Frio e húmido. Fleumático. Noturno. Recetivo. Cardinal. Água. Estas são as qualidades fundamentais do signo de Caranguejo que uma natureza emocionalmente sensível, recetiva, reservada, defensiva e oscilante.
Caranguejo é regido pela Lua, o luminar reflexivo, dos ciclos da vida natural, do corpo, do processamento de emoções e da intuição.
Caranguejo é o exílio de Saturno (Maléfico Maior) e a queda de Marte (Maléfico Menor). Os extremos de secura (fria em Saturno e quente em Marte) são contrárias à vida, basta pensarmos em locais como os Polos Norte e Sul e os desertos. Logo, a expressão destes planetas não se coaduna com a natureza húmida, por isso fértil, de Caranguejo.
É essa fertilidade canceriana que torna este signo o lugar de exaltação de Júpiter. Caranguejo favorece a fecundidade, a generosidade nutritiva e a promessa de crescimento e abundância do Benéfico Maior.
Sendo do elemento Água e a sua modalidade Móvel, Caranguejo representa a água em movimento: as marés dos oceanos, os rios que fluem, as chuvas que fertilizam. Os signos móveis marcam os inícios das estações. No caso de Caranguejo é o verão em que as horas da noites, o seu secto e reino lunar, começam a aumentar. Então, por ser um signo móvel, Caranguejo é dinâmico e ativo não com agressividade ou impositividade, mas com impulso criador e instinto de preservação.
Kitab al-Bulhan (Séc. XIV).
Caranguejo é, acima de tudo, um signo emocional. Mas estas emoções não são necessariamente exteriorizadas, o seu temperamento fleumático (frio e húmido) reforça a tendência para a introspeção e recetividade. Mas, como vimos, o dinamismo de Caranguejo não permite que esta tendência para a interioridade se revista de passividade. A sua capacidade de ação é motivada para a realidade sensível, emocional e defensivo: ação como proteção. É um signo que, como o animal que o representa, avança lateralmente, com cautela e que se defende com firmeza quando ameaçado.
A sua expressão comportamental tende à simpatia e à calma, mas está sujeita a oscilações profundas, por vezes cíclicas, outras vezes súbitas. Pode revelar comportamentos inconstantes, defensivos, protetores, frequentemente motivados por necessidades de segurança emocional. Um dinamismo emocional que raramente se exterioriza com frontalidade, mas que move com profundidade.
Como um agricultor que pratica a rotação de culturas para manter a terra fértil, Caranguejo precisa de manter os seus “rios interiores” em movimento constante, permitindo que a sensibilidade se renove e permaneça em fluxo constante.
No início do universo, no Thema Mundi, ascendia Caranguejo: guardião das águas primordiais, mensageiro da Lua, origem da vida. A ligação de Caranguejo às águas não é apenas simbólicam, encontra eco em tradições cosmológicas e mitológicas. A ascensão heliacal de Sirius, estrela associada ao início do verão e às inundações do Nilo, era lida como um sinal da fertilidade trazida por este signo. Nessas águas abundantes residia uma força criadora, nutritiva, mas também potencialmente destrutiva.
———
Filme
My Neighbor Totoro (1988), de Hayao Miyazaki
Livro
Kindred (1979), de Octavia E. Butler