escorpião

Watercolor and ink on paper, from a manuscript created in Ulm or Augsburg, Germany, c. 1464

 

Qualidade: Frio e Húmido

Temperamento: Fleumático

Elemento: Água

Modalidade: Fixo

Secto: Noturno / Recetivo

Domicílio de Marte

Exílio de Vénus

Queda da Lua

Escorpião, noturno e recetivo, manifesta-se de forma introvertida, reservada e intensa, direcionando a sua energia para a preservação, o controlo e a preserverança emocional. Sendo um signo de Água, de temperamento fleumático, é sensível, defensivo e profundamente marcado pelas emoções, que se tornam a lente através da qual interpreta e reage ao mundo. A modalidade fixa acrescenta-lhe estabilidade e tenacidade, reforçando a sua natureza determinada, controladora e persistente.

Marte, o planeta regente, confere-lhe o caráter combativo, assertivo e aguerrido, mas aqui age em profundidade, de forma velada e contida. Em vez da ação direta e imediata do Carneiro, o outro domicílio de Marte, em Escorpião é frio, estratégico e deliberado, associado ao cálculo, ao sigilo e, por vezes, ao obscurantismo. É a determinação de quem espera o momento certo para se afirmar, resistir ou dominar.

Escorpião é o exílio de Vénus, uma vez que a suavidade, harmonia e sociabilidade venusianas não se revêm na intensidade emocional nem no instinto de defesa deste signo. É, também, a queda da Lua, cuja flutuação e vulnerabilidade não se coadunam com a contenção, reserva e foco controlado de Escorpião.

Kitab al-Bulhan (Séc. XIV).

A sua expressão é caracterizada pela contenção e pela defesa, com grande desconfiança e astúcia. Prefere não se expor, escondendo os seus sentimentos, mas, quando se compromete, fá-lo de forma persistente, duradoura e forte. O elemento Água alia-se ao modo fixo e dá origem à motivação para a segurança emocional, controlo e domínio. Por isso, Escorpião pode ser visto como ambicioso, tenaz e, por vezes, implacável.

Dignificado, Escorpião, revela coragem, profundidade emocional, intuição poderosa, lealdade e capacidade transformadora. Capaz de investigar as profundezas mais inacessíveis. Quando debilitado, pode manifestar ciúme, manipulação, desconfiança e uma tendência para o segredo ou para o controlo.

Escorpião simboliza tanto a destruição como a reconstrução de estruturas: é o signo da luta silenciosa e da sobrevivência, onde Marte, na sua expressão noturna, encontra um campo fértil para a astúcia, o cálculo e a profundidade emocional.

Book of Hours, Italy,1470–1480.

Próximo
Próximo

Carneiro